| Última atualização em 17/01/2011 às 09:38

Cenário da TIC das empresas

1.337 views | Receba por e-mail | Comente
Por Adm. Paulo Carvalho

 

Os desafios enfrentados pelo mercado recaem diretamente sobre a área de Tecnologia da Informação e Comunicação –TIC, envolvendo diversas atividades que podemos classificá-las nos três níveis convencionais: Estratégico, Tático e Operacional.

O que observamos de uma maneira geral são áreas de TI muito preocupadas com as atividades operacionais, com a manutenção dos ativos existentes, com sistemas e ambiente técnico. Minimizando impactos diretos e imediatos no dia-a-dia das empresas.

Na maioria das vezes, a dinâmica dos negócios, não é devidamente observada, tomando grande parte do seu tempo com os problemas gerados em ambientes desestruturados, sem processos claramente definidos, ausência de metodologia, falta de gestão efetiva dos projetos em andamento, documentação inexistente, baixa produtividade, entre outras dificuldades.

Pressionada por prazos curtos, como fruto desta dinâmica atual, das regulamentações governamentais ou mesmo dos lançamentos de novos produtos, a área de TIC atinge uma performance muito aquém da expectativa e da necessidade das empresas.

 

O Gestor de TIC

 
Se o gestor da área de TIC focar naquilo que representa o seu alinhamento à estratégia organizacional, terá como primeira diretriz ouvidor das demais áreas que apoiam a instituição. A identificação de suas demandas e necessidades, estará complementando o pensamento empresarial, devendo ainda tratar estrategicamente o plano de ações que poderá trazer uma nova realidade para as dificuldades operacionais.
 

A equipe Tática de TIC

O Gestor de TIC deverá direcionar sua equipe tática aos trabalhos relativos ao atendimento às estratégias, estimulando essa equipe a entender o seu papel e a necessidade da aproximação com toda a organização dentro desse contexto, valorizando o seu time, proporcionando autonomia para o grupo, trazendo um nível de satisfação elevada para a área através de um trabalho mais nobre.

Os trabalhos Operacionais

Os trabalhos operacionais representam uma fatia significativa das responsabilidades da estrutura de TIC e o seu gestor deve ter em mente pontos que fazem dessa atividade um esforço bastante grande e que a contribuição desses pontos não representa um valor agregado direto ao negócio da empresa.
1. A área de TIC das empresas representa uma estrutura de apoio aos seus negócios e não é o objetivo fim dessa organização;

2. A dinâmica do desenvolvimento da Tecnologia da Informação e Comunicação traz a cada dia um volume expressivo de novas técnicas que requer o devido conhecimento para a aplicação. Diariamente podemos observar o lançamento de novas tecnologias, metodologias, linguagens, banco de dados, entre diversos outros, tornando o acompanhamento, pela equipe interna, dessa evolução um custo inadequado;

3. A especialidade é uma característica exigida em muitas das atividades operacionais da TIC, cujo custo de manutenção é significativo e ao mesmo tempo não representa um ativo importante para a empresa por não ser o seu objetivo fim;

Quando falamos de uma empesa de serviços de TIC, podemos afirmar que essa sim tem como foco a tecnologia e a sua aplicação prática, devendo ser direcionada para ela essas atividades. Essas empresas não têm disponível todos os técnicos necessários a todas as tecnologias, mas pode especificamente buscar um especialista sempre que um trabalho exigir essa especialidade.

Podemos então considerar que o foco principal da estrutura de TIC deve estar centralizada naquilo que representa a sua estratégia e através das atividades táticas da equipe interna garantir a realização de todas as atividades operacionais necessárias para o atingimento das diretrizes estratégicas de TIC e da empresa.

Através de empresas especializadas nos serviços operacionais necessários a condução de suas estratégias o Gestor de TIC pode alcançar, de forma mais prática, os objetivos estratégicos de sua área, sempre observando critérios necessários para a identificação do fornecedor/parceiro adequado a sua necessidade.

Enviar para um amigo Enviar para um amigo

Comentários

Faça seu comentário

Comentário