| Última atualização em 28/02/2011 às 05:08

A Importância do Estágio para o Profissional de TI

2.033 views | Receba por e-mail | Comente
Por Adm. Paulo Carvalho

Segue artigo escrito por um aluno de uma das turmas nas quais leciono no UNIPE, sobre estágio, abordando a Fábrica de Softare da instituição (apesar de não me agradar muito o termo “Fábrica de Software” – mais sobre isso em uma futura postagem – considero a mesma uma oportunidade excelente para todos os alunos de cursos ligados a TI).

Publico o mesmo aqui por julgar de importância para todos os estudantes universitários, principalmente aqueles que ainda não estagiam ou estão em dúvida quanto ao valor de seu estágio…

“O estágio, seja ele remunerado ou não, é um processo de aprendizagem indispensável a um profissional de qualquer área, principalmente na área de TI, que deseja estar preparado para enfrentar os desafios de uma carreira.

Estar no estágio é uma oportunidade de assimilar a teoria e a prática, aprender as peculiaridades e “macetes” da profissão, conhecer a realidade do dia a dia, no que o acadêmico escolheu para exercer.

Puxando um pouco para a realidade de onde estudo, no Centro Universitário de João Pessoa – UNIPÊ, podemos citar a experiência de um estágio na Fábrica de Software, que tem como objetivo dar a concepção e desenvolvimento de projetos de pesquisa e extensão, também com seus parceiros externos, possuir uma estrutura de rede local, ambiente de desenvolvimento, ambiente de homologação e ambiente de produção adequados, além disso, trabalhar com grupos que atuam em projetos nas mais diversas áreas do conhecimento da Ciência da Computação, pois à medida que o acadêmico tem contato com as tarefas que o estágio lhe proporciona, começa então a assimilar tudo aquilo que tem aprendido e até mesmo aquilo que ainda vai aprender teoricamente.

Sabemos que pedagogicamente o aprendizado é muito mais eficaz quando é adquirido por meio da experiência. Temos muito mais retenção ao aprendermos na prática do que ao que aprendemos lendo ou ouvindo. O que fazemos diariamente e com freqüência é absorvido com muito mais eficiência.

Além de todas essas vantagens trazidas neste artigo, trago algo ainda melhor, o estagiário que sai de um projeto como esse que foi esboçado ou quaisquer outros disponibilizados por sua instituição acadêmica, possui potencial competitivo no mercado, pois as empresas estão justamente procurando esses tipos de habilidades em um profissional da área, principalmente na área de TI, que o quanto ele possuir de conhecimento prático lhe tornará melhor na sua função desempenhada na empresa que irá atuar.

Aos que já estagiaram são indiscutíveis os benefícios e vantagens desta experiência. Em salas de aulas aprendemos conceitos e teorias que são necessárias aos futuros profissionais. A vivência do trabalho permite assimilar vários elementos que foram ensinados teoricamente. Discussões sobre a distinção entre aprender e aperfeiçoar, qualidade do estágio no Brasil, vida útil de um profissional no mercado e acoplamento de vida de estudante e empresário serão artigos futuros que serão explorados, caso haja repercussão positiva em relação ao artigo sobre estágio e sua importância neste mercado de TI”.

Autor:
Adm. Paulo Adriano da Silva Carvalho
Postado pelo 1° vez no blog:  http://metodologiadocaos.blogspot.com/2010/02/importancia-do-estagio-para-o.html

Enviar para um amigo Enviar para um amigo

Comentários

Faça seu comentário

Comentário