| Última atualização em 01/03/2011 às 09:58

Marketing Pessoal Digital

2.173 views | Receba por e-mail | Comente
Por Adm. Paulo Carvalho

A grande estratégia do marketing é criar marcas com potencial forte de crescimento que vão ao encontro das necessidades e dos desejos do seu público-alvo. Nessa linha de raciocínio, assim como acontece com produtos e serviços, acontece também com as pessoas.

O marketing pessoal tornou-se uma ferramenta estratégica necessária no processo de conduzir com sucesso uma marca pessoal neste novo cenário em que estamos inseridos.

O profissional que souber utilizar de forma planejada o seu marketing pessoal poderá criar e desenvolver uma imagem coerente e consistente no mercado, envolvido em associações, conselhos, grupos, fóruns, blogs que gere visibilidade a ele. Fazer um bom marketing pessoal projeta um ambiente vivencial interessante que, com o tempo, passa a fazer parte dos projetos de vida de outras pessoas. É este momento que é mais importante, pois não é quem você conhece agora que irá fazer a diferença, mas quem conhece você e participa do seu cotidiano digital.

O mundo dos negócios, da política e do entretenimento tem despertado para a importância de se criar e desenvolver uma marca única, de tal forma que essa marca seja uma referência no mercado e possa com isso, ser a mais lembrada, a mais procurada, a mais bem-remunerada e a mais desejada.

Uma pessoa que possua talento e competência suficiente para exercer a sua atividade, desde que pratique e aperfeiçoe constantemente o seu Marketing Pessoal, pode chegar ao topo, elevando o seu nível de notoriedade e imagem e ser recompensado por isso. Essa é uma tarefa que exige paciência, disciplina, perseverança, uma elevada autoestima, determinação e um conjunto de crenças e valores que irão nortear suas atitudes e comportamentos de forma a fazer uso correto das habilidades inatas e das habilidades a serem criadas e aperfeiçoadas.

Para a maioria das pessoas, a busca pela visibilidade não é deliberada, mas acidental ou resultado de algum extraordinário talento. Praticar o Marketing Pessoal no dia a dia não deve ser um esforço fingido, mas algo que flui espontaneamente. É o “eu interior” em harmonia com o “eu exterior”.

Canais de informação e entretenimento agora podem transmitir imagens numa velocidade e capacidade nunca antes atingida ou entendida, resultando em oportunidades para pretendentes que querem usar seu nome como uma marca ou como uma ferramenta de marketing digital. Querer cortejar a popularidade e fazer o seu próprio Marketing Pessoal são reflexos das pressões de um mercado saturado e com muitas semelhanças entre si.

O Marketing Tradicional está mudando com a ascensão da internet e de outros meios de ação. Isso tem feito com que advogados, médicos, administradores, gestores de TIC e varejistas alcancem locais de atuação que anteriormente eram muito caros ou simplesmente inacessíveis. As oportunidades advindas do marketing digital nestas áreas, quando bem aproveitadas, podem fazer a diferença em qualquer mercado competitivo deste século. É preciso que cada um conquiste o seu território, defendendo-o com ética, ousadia e paixão.

Para ser eficaz no Marketing Pessoal Digital, no conhecimento da dimensão humana e seu aprimoramento pessoal e digital, são fundamentais porque, acima de tudo, o Marketing Pessoal é um processo de desenvolvimento pessoal, e o digital é a esfera do conhecimento com os meios para fazer você mais universalizado. O sucesso é apenas consequência de se procurar sair do primário da vida. Para realizar um Marketing Pessoal Digital gratificante em todos os sentidos da vida, é necessário saber utilizar, de forma coerente e consistente, as novas tecnologias, a mídia e o marketing como ferramentas estratégicas, valorizando a imagem que se pretende transmitir.

É preciso ter criatividade e certa dose de coragem para criar motivos para interagir com as pessoas e aparecer. Cada área de atividade pode permitir uma série de ações planejadas que, na sua essência, criarão uma rede de relacionamentos digital. É nessa interatividade que se desenvolve e se constrói o valor para a marca pessoal.

Criar fatos que virem notícias e divulgá-las, estar sempre presente, visível e acessível e “antenado” com o mundo, com as pessoas, sem esquecer-se de que tudo deve ser feito com moderação e bom-senso. Os exageros no mundo da fama cansam muito rapidamente, e o ganho está na sinergia e consistência das ações.

O profissional tem que ser percebido, caso contrário, não trará visibilidade para sua imagem, mas tem que ser percebido naturalmente, sem gritar, sem truques tradicionais e sem usar técnicas digitais irregulares para isso.

No mundo competitivo em que se vive, é grande a importância de um diferencial na atuação dos profissionais. A trajetória pessoal e profissional sempre foi e continuará sendo um patrimônio individual a ser administrado com rigor e competência.

O profissional deve construir uma marca pessoal no universo onde atua, principalmente quando se fala do profissional inserido na esfera do mercado digital, sendo essa a sua principal ferramenta para se posicionar diante dos desafios. A inércia nos dias de hoje custa muito caro, em termos de carreira profissional e pode afetar inclusive as atividades do seu dia a dia.

Sob o prisma de que o sucesso do Marketing Pessoal Digital está em fazer com que as pessoas escolham outras pessoas para fazerem parte da vida delas, deve-se ter em conta a criação e o desenvolvimento da notoriedade e da imagem no processo de desenvolvimento do ciclo de vida da marca pessoal. Sendo notório, o grau de conhecimento que as pessoas possuem a respeito de outras com detalhe suficiente para identificá-las numa categoria e/ou coletividade. Imagem é uma apreciação de valor construída por meio de ideias, convicções e sensações resultantes da comunicação dos atributos do pretendente a criar o seu diferencial e a buscar a sua visibilidade.

O Marketing Pessoal Digital pode ser definido como um conjunto de ações estratégicas, atitudes, comportamentos e conhecimentos nas áreas de TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação) que conduzem a trajetória pessoal e profissional para um feliz sucesso por meio de qualidades e habilidades inatas ou adquiridas do indivíduo que, aperfeiçoadas promoverão comportamentos favoráveis à realização dos seus próprios objetivos.

Adm. Paulo Adriano da S. Carvalho
Gerente Administrativo
PBGold Soluções Internet
pauloadriano@pbgold.com.br

Enviar para um amigo Enviar para um amigo

Comentários

1 Comentário + COMENTAR

  • Adorei o artigo sobre marketing pessoal, eu concordo com você plenamente… hoje em dia o profissional tem que ser percebido e para isso mostrar através da sua competência profissional.

Faça seu comentário

Comentário