| Última atualização em 01/04/2011 às 12:25

Redes Sociais – A importância das empresas estarem inseridas nesta nova comunicação

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Por Adm. Paulo Carvalho

Entende-se por Rede Social como “uma das formas de representação dos relacionamentos afetivos ou profissionais dos seres humanos entre si ou entre seus agrupamentos de interesse mútuos.” (Definição: Wikipédia).

Imagine milhões de potenciais consumidores reunidos em um espaço para troca de informações, ideias e conceitos. O seu público-alvo a alguns cliques de distância, e o seu produto anunciado de uma forma instantânea e efetiva. O resultado que as mídias tradicionais proporcionavam por um alto custo, as novas mídias online estão superando. E o melhor de tudo: a um custo bem menor.

Agora imagine que sua empresa pode já estar inserida nestas mídias online, porém sem sua interação para intermediar as informações. Os impactos podem ser tremendos, principalmente quando os consumidores estão reclamando ou advertindo seu produto ou atendimento dos seus colaboradores. Por isso é importante a presença da empresa onde realmente o público-alvo que utiliza seus produtos e/ou serviços está inserido. Isso pode gerenciar um canal de comunicação aberto.

Essas estratégias de conversar e resolver problemas dos clientes da marca ou produtos por esses caminhos é uma estratégia muito eficaz na solução de problemas, em que além de conquistar novamente o cliente poderá gerar uma manifestação de satisfação entre amigos e seguidores que compartilham da mesma rede social ou possuem uma interligação na qual essa informação pode ser retransmitida.

As mídias sociais se tornaram um verdadeiro fenômeno. Blogs, Orkut, Facebook, Twitter, Plaxo, LinkedIn, Ecademy, Via6, Business Chamber, Monster, MeAdiciona, Indica, Foruns, e-groups, instant mesengers, wikis e sites de Sharing (YouTube, Flickr) são visitados diariamente por 2/3 da população global. No Brasil, 80% dos usuários da rede usam as mídias sociais, e o tempo gasto nos sites de relacionamento tem crescimento três vezes superior à mídia da Internet.

As pessoas buscam nas mídias sociais um espaço para compartilhar experiências, encontrar pessoas e aumentar suas redes de contato, sobre comunidades de diversos assuntos, agrupando usuários por gostos, opiniões e interesses. Não demorou muito para as empresas descobrirem que essas redes poderiam ser uma forma eficiente e rápida para divulgar sua marca e ainda estreitar a relação com os clientes.

As empresas utilizam essas estratégias de marketing para tornar a marca mais acessível aos seus clientes, inserindo-a no dia-a-dia do seu consumidor e informá-lo de todas as atualizações, desde os lançamentos de produtos até promoções e ofertas. Torna-se uma forma interativa e em tempo real de estar em constante contato com o cliente, que pode sugerir e fazer suas reclamações. Os benefícios de as empresas estarem inseridas são vários, mas alguns podem ser descriminados como: possuir um feedback imediato da aceitação do produto e da marca, poder gerenciar conflitos ou reclamações de formar a contornar a situação, um melhor posicionamento da marca aos seus clientes. Tudo isso é possível, pois as mídias sociais tornaram as relações entre empresas e clientes, que antes eram estritamente comerciais, em relações sociais.

As redes sociais estão se tornando cada vez mais ferramentas eficazes e fundamentais no mercado. Elas auxiliam tanto a empresa como indivíduos que queiram criar uma sólida carreira profissional através do networking, possibilitando novas abordagens e posicionamento no mercado.

Algumas redes pessoais que trazem entretenimento estão sendo bastante utilizadas e estão ganhando maior espaço dentro do campo profissional, como por exemplo: Facebook, OrkutTwitter e outros. As empresas têm para isso uma boa oportunidade de ocuparem um excelente espaço nestas mídias, pois quando participando da interação dos usuários das mídias com o entretenimento, podem gerar divulgação extremamente salutar, a qual irá beneficiar a visão que os consumidores irão ter da sua marca ou produto. Porém, existe um erro que todas as redes sociais possuem: são criadas e não são mantidas (atualizadas). Muitos perfis de empresas, em especial, são criados e esquecidos, tornando as redes obsoletas e o pior, mostrando ao seu público-alvo um grande desrespeito, pois estarão retirando um espaço aberto para comunicação franca com os reais consumidores dos produtos e/ou serviços da sua empresa.

Reserve um tempo do seu dia, nem que sejam algumas horas, para atualizar e interagir com a rede. Está é uma boa estratégia para crescimento tanto em nível de profissão como para empresas conseguirem uma imagem positiva para os clientes e parceiros.

Em relação à importância das redes sociais, novamente relato que sabemos que tem os seus prós e contras. Por um lado, promovem a abertura à informação global, ou seja, transforma a relação clientes e empresa em um patamar aberto ao diálogo saudável, ao aproveitamento e correções de erros de interpretação. Por outro, podem levar à exclusão social e à supressão do contato direto, em que o cliente está face a face com a empresa para defender ou manifestar sua opinião. Essa é a principal critica endereçada às redes na Internet. Isso por outro lado, já está diminuindo, pois os clientes observam o impacto positivo que as redes sociais estão propiciando e gerando, com isso, certa segurança de utilizar esse caminho para interagir com as empresas.

Sejamos francos, queiram ou não fazer parte do progresso, é fundamental abraçar e acompanhar a modernização que se verifica nos dias de hoje, e a adesão e exploração das redes sociais são um passo para conseguir progredir evolutivamente neste mercado competitivo e inovador.

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Comentários

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  • Maravilhoso esse teu mais novo artigo. Está sendo um sucesso nos cliks e para quem lê, disperta muitas curiosidades sobre o tema. ;D

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