| Última atualização em 10/04/2011 às 02:10

Como escolher um bom nome de domínio

1.780 views | Receba por e-mail | Comente
Por Adm. Paulo Carvalho

Analisando esta dúvida que geralmente ronda pessoas que pedem minha consultoria neste tema, irei passar algumas dicas para escolher nome de domínio que realce as características que lhe interessam e que lhe permitiram boa visibilidade na rede:

  1. Primeira dica é preferir os domínios com as extensões .com.br. Se você registrar um domínio .com, procure também registrar o mesmo nome com a extensão .com.br. A carvalho consultoria possuir três domínios registrados (.com.br , eti.br e adm.br) isso gerar maior fluxo e melhor credibilidade ao seu domínio principal. Isso evita também o erro comum dos internautas de sempre digitar o .com.br como padrão. Se você possui apenas o .com, certamente perderá muitas visitas devido a confusão entre estas extensões.
  2. Segunda dica é sempre procurar dar preferência a um domínio simples, com apenas uma palavra. Certamente você poderá perguntar, mas a Carvalho Consultoria são duas palavras? A resposta é sempre procure utilizar um nome que represente totalmente sua marca. Caso seja preciso juntar palavras, evite utilizar mais do que duas. Outro ponto que acho importante é não colocar hífen para separar, pois geralmente provocam erros de digitação. Lembro-me de um exemplo, ainda neste assunto, trata-se do uso de duas vogais que acabaram unidas, por favor, evitarem, por exemplo: boaamada.com.br ou sempreestrelado.com.br, nestes casos a tendência será as pessoas esquecerem de uma das duas vogais.
  3. Terceira dica é se sua empresa é nacional ou internacional, evite utilizar nomes em inglês ou qualquer nome que tenha escrita ou memorização difícil, pois dependendo de ondes sua empresa reside isso poderá prejudicar o nível de acesso e boa receptividade dos seus clientes e parceiros. Minha dica nestes casos é: evitar usar palavras que possam gerar dúvidas na hora da escrita.
  4. Quarta e antepenúltima dica é evitar utilizar palavra que tenham ç ou ã. Não é possível registrar domínios com acentuação e, por isso, você terá de registra-los sem a acentuação ( por exemplo, o domínio cançãoonova.com ficaria cancaonova.com). O problema, nesse caso, é que muitas pessoas vão tentar acessar o “canção” com a acentuação e não vão conseguir. Devo lembrar que o exemplo citado refere-se um site que possui um grande trabalho de divulgação o que diminui em grande quantidade esse problema, porém achei prudente destacar um exemplo, pois acho que isso não irá prejudicar a imagens deste renomado site na web.
  5. Quinta é ultima é evitar problemas na justiça, não registre nome de marcas notórias ou de empresas conhecidas. Ainda que a empresa não tenha solicitado o registro de seu nome, não é recomendável que você o faça, primeiro para não correr o risco de ser confundido e perder sua identidade; segundo, por conta das implicações judiciais. Essa dica também pode ser levada para o âmbito ético, tudo que você fizer pode refletir na marca ou empresa que possui esse nome no mercado, então meu conselho é criar um domínio que não represente nenhuma marca, empresas, ator ou qualquer expressão já existente. Crie uma coisa nova isso que na minha visão irá trazer internautas a visitar seu site, portal ou hostsite.

Acho que essas dicas irão ajudar é muito a você criar um domínio importante e representativo para o mercado. Ficarei sempre que possível trabalhando outros temas neste âmbito, lembrando que poderão caso tenham interesse, comentar sobre a dica, sugerindo novas abordagens e solicitando respostas para perguntas. Ficarei sempre a disposição.

Enviar para um amigo Enviar para um amigo

Comentários

2 Comentários + COMENTAR

  • Em referência ao item 4, já é possível registrar um domínio com caracteres acentuados, conforme http://registro.br/dominio/regras.html, parágrafo 4.

    • Claudiney,

      Agradeço a contribuição para o portal Carvalho Consultoria.

      Abraços e sucesso sempre.

      Atenciosamente,

      Adm. Paulo Carvalho
      Diretor Presidente
      Carvalho Consultoria

Faça seu comentário

Comentário