| Última atualização em 10/04/2011 às 02:50

Essa fotografia é analógica ou é digital?

1.066 views | Receba por e-mail | Comente
Por Adm. Paulo Carvalho

Como usar o Photoshop para deixar suas fotos com o ar nostálgico das imagens produzidas pelas antigas câmeras Polaroid e Lomo

Criada em 1982 na União Soviética para ser uma câmera simples, resistente e barata, a Lomo nunca foi levada muito a sério pelos fotógrafos profissionais. Mesmo seus aficionados passaram a chamar as pequenas câmeras de plástico de toy cams, câmeras de brinquedo.

Mais de 25 anos depois, o sucesso do Instagram – um aplicativo para iPhone que dá um ar retrô às fotos tiradas com o smartphone – renovou o interesse na Lomo e em outros modelos analógicos antigos, como a Polaroid, a Holga e a Lubitel. Fiel ao princípio das toy cams, o Instagram tem como principais características os efeitos artísticos e a liberdade no ato de sair fotografando sem se preocupar com o foco ou o ângulo de cada clique. Essa combinação foi responsável pela marca de 1 milhão de downloads do aplicativo em três meses. Mas não é preciso ter um iPhone para entrar nessa onda das fotos nostálgicas. A seguir, um tutorial mostra como usar o Photoshop para deixar uma foto digital no estilo das antigas fotografias feitas com filme.


1. Preparação da foto


Escolha, de preferência, uma imagem em que as cores e a luminosidade estejam bem definidas e abra no Photoshop CS5. Imagens com boa definição ficam com um resultado mais bacana no final, mas é possível usar até mesmo fotos feitas com o celular.


2. A moldura


Não é uma regra, mas fotos lomográficas normalmente possuem o formato quadrado, imitando os filmes das câmeras antigas. Para dar esse formato à sua foto, na paleta de Ferramentas escolha Crop Tool e, segurando a tecla shift, faça um quadrado na área da imagem em que você deseja trabalhar.


3. Cópia de segurança


Na paleta Layers, clique em cima da miniatura da sua imagem com o botão direito do mouse e selecione a opção Duplicate Layer. Assim, no final, vai ser possível comparar a foto trabalhada com a original. A medida também é interessante para salvar uma cópia da foto original.


4. Cores antigas


No menu superior, vá na opção Image, escolha Adjustment > Curves. Com a ferramenta aberta, escolha em Channel apenas o canal Red (vermelho). Com a ferramenta para ajuste da curva de cores, faça um S um pouco acentuado e dê OK, assim a imagem ficará mais avermelhada nas áreas de tons médios, onde não predominam sombras nem luzes.


5. Luzes turvas


Agora, abra o menu Image > Adjustment > Color Balance. Com a ferramenta aberta, em Tone Balance clique na opção Shadows e deixe os valores dos Color Levels em -15, 28 e -15 e dê OK, deixando as áreas mais escuras da foto com a tonalidade esverdeada.


6. Contraste elegante


Abra novamente a ferramenta Color Balance e em Tone Balance clique na opção Highlights. Deixe os valores da opção de Color Levels em 15, 15 e -28, assim adicionamos uma coloração amarela às áreas mais claras da imagem.


7. Falta foco, sobra charme


As fotos lomográficas não possuem foco perfeito, então para dar um leve desfoque na imagem vá ao menu Filter > Blur > Gaussian Blur e, com a ferramenta aberta, escolha algum valor entre 1,0 e 2,0. A foto deverá ficar levemente borrada sem perder seus detalhes.


8. Sombra da lente


Para adicionar um efeito de vinheta e finalizar sua lomografia, vá ao menu Filters e abra a opção Lens Correction. Do lado direito, clique na aba Custom e em Vignette, deixe os valores em -80 e 20, adicionando uma área escura nas bordas da imagem.


9. Hora de exibir


Pronto, sua lomografia está pronta e você pode compará-la com a original escondendo e exibindo a camada da imagem onde os efeitos foram aplicados. É possível ainda, usando a opção File > Save For Web & Devices, exportar a foto finalizada em um tamanho pequeno para ser usada em seu Facebook, Orkut ou Twitter.

Antiga ou “lavada”


• O Instant Lomo 2.0 aplica, com poucos cliques, efeitos de cor nas fotos. Pode ser testado gratuitamente por 30 dias.

• Gratuito e simples de usar, o Pola deixa as fotos com aparência “lavada”, no estilo Polaroid, com direito até à moldura branca.

Fonte: info.abril.com.br

Enviar para um amigo Enviar para um amigo

Comentários

Faça seu comentário

Comentário