| Última atualização em 01/09/2011 às 09:33

Redes Sociais Femininas

86.230 views | Receba por e-mail | Comente
Por Adm. Paulo Carvalho

Vou confessar algo que talvez minha esposa não goste. Calma, não é isso que você está pensando! Num final de semana que estava andando com minha esposa, fiz uma reflexão sobre as redes sociais. Cabeça de escritor é estranha assim mesmo. Enquanto andava e via várias mulheres conectadas as redes sociais com seus smartfones ou tablets, sem deixar de prestar também atenção em minha esposa, observei como a vida da nova geração está inserida neste novo modelo digital. Então parei alguns dias para estudar esse comportamento, principalmente na visão feminina sobre as redes sociais, o que elas pensam, sentem e principalmente os pontos positivos e negativos desta exposição, que sendo bem realista estão se mostrando cada vez avassaladora.

Como o universo de redes sociais vem expandindo cada vez de forma gigantesca seria um tolo afirmar que iria reunir todas as redes femininas em uma lista, mas irei tentar pincelar as que achei mais substanciais. Está não é uma lista definitiva, mas achei interessante passar para quem tiver interesse de explora-las e desfrutar de todas suas oportunidades e tecnologias. É importante frisar que muitos são sites, mas outros são verdadeiras redes sociais femininas, porém ambos procuram ter o mesmo proposito, gerar interação e socializar pessoas para acompanhar tendências, cultura, moda, comportamento e uma serie de coisas atreladas ao universo feminino.

iVillage iniciado em 1995, é um dos mais antigos sites, entre este lote. É hoje um dos melhores destinos para as mulheres fornecendo conteúdo sobre saúde, gravidez, beleza, estilo, entre outros. Você pode criar seu perfil, blog, grupo e compartilhar fotos, vídeos e mensagens entre os seus amigos. Você também vai encontrar uma seção sobre casamentos. Com dicas para noivas desde moda, estilo, recepção, planejamento, etc. Finalmente, há também seções sobre namoro, cursos online, e compras.

CafeMom é outro popular site de rede social para mães interessadas em discutir questões de parentalidade. Você pode criar seus diários para compartilhar suas histórias com outros membros, participar de enquetes, pesquisas, ou compartilhar fotos com os outros membros. Há uma seção que exibe as mamães de aniversário, mães grávidas, recém-chegados, os novos membros, os colaboradores do topo, foto do dia, o tema do dia, post do dia, e o grupo do dia.

Glam é uma rede de mídia líder, com 43 milhões de visitantes únicos mensais. Dentro do site, você encontrará seções sobre moda, beleza, celebridades, entretenimento, vida, saúde, bem estar, e compras. Além de fotos, vídeos, questionários, e uma variedade de blogs associados. O canal de rede social chamado Espaço Glam permite-lhe criar o seu perfil, conferir os perfis de outros usuários, e dar sua opinião sobre uma variedade de tópicos.

ParentsConnect é um site líder no fornecimento de parentalidade, dicas diárias, receitas, atividades, recomendações de produtos, e informações parenting (termo para parentalidade que significa o cuidado que o pai e mãe tem com uma pessoa).Você também pode compartilhar suas pontas parenting, atividades locais, artesanato, receitas, fotos, histórias de guerra, e outros posts.

Kaboose é outro site premier que tem como alvo famílias, fornece dicas sobre gravidez e parentalidade, receitas, saúde, artesanato, e uma seção chamada ‘Just for Moms’. Você pode criar seu perfil, criar um blog, participar de fóruns de discussão e compartilhar imagens com outros membros da comunidade.

AOL Mulheres é uma seção sobre mulheres premier AOL fornecer conteúdo de uma variedade de temas como beleza, moda, bem-estar, e horóscopo. Esta versão do Reino Unido tem uma seção de bate-papo e comunidades onde há vários quadros e discussão onde os membros podem discutir sobre um monte de tópicos. Você também pode criar o seu perfil e AOL blog.

PopSugar é um site de rede social para as mulheres jovens, onde eles podem discutir sobre diversos assuntos relacionados ao universo feminino. Você pode criar sua homepage e um blog, ou conversar com outros usuários. Fazendo várias coisas no site, como postar um comentário, a criação de um grupo, postagem de um blog, criando um alerta de vendas, ou fazer uma revisão lhe dá pontos que você pode resgatar para ganhar pontos de Açúcar.

ClubMom tem estado presente desde 1999 e é um lugar para as mamães de se conectar com outras mães. Eles podem fazer perguntas e obter respostas de outras mães em que se pode avaliar e comentar sobre. Temas abordados vãos desde a gravidez para adolescentes, e de cozinhar para os relacionamentos. Eles também podem também compartilhar fotos, e ganhar prêmios. Existe também um programa de recompensas ClubMom onde as mães podem ganhar pontos ClubMom que pode trocar por prêmios no shopping ClubMom online.

MayasMom é um outro lugar para os pais para se conectar com outros pais e partilhar histórias. Eles também podem participar dos grupos, criar os seus próprios, e procurar aconselhamento de outros membros. Eles também podem criar seus diários e imagem parcela de seus filhos.

Minti é um local agradável onde você pode se conectar com outros pais e discutir questões de parentalidade. Você pode criar conteúdo em forma de artigos que podem ser avaliados e comentados por outros membros. Os tópicos incluem pré-gravidez, gravidez, bebês, infantil, escolaridade, pré-adolescentes, e adolescência. Ao se registrar, você começa a sua página própria família, um blog e um álbum de fotos. Há Minti sistema de classificação onde você pode ir até ao contribuir parentalidade aconselhamento blogs e comentando.

Efactor é um ótimo site para mulheres que estão interessadas em crescer seus negócios e se conectando com outras pessoas que estão virados para o negócio.

BabyCenter é um excelente site para mulheres, onde as mulheres podem tornar-se membros do site e ter acesso a uma variedade de informações interessantes Foi uma dos sites que mais me impressionou pela qualidade das informações, praticidade e simplicidade.

Webgrrls é uma rede social muito interessante, focada em mulheres empresarias. O que achei interessante nesta rede é a forma que ela mostra as empresas, os membros e a forma de criar um capítulo, no site colocado como ‘find a chapter’.

Chictopia é outro site para as mulheres. Um site que une informação, moda, usuários conectados e uma infinidade de novidades sobre o universo feminino. Possui um designer bem interativo que faz mesmo as pessoas não tendo o conhecimento da língua inglesa podendo usufrui de suas qualidades.

Mashable é outro site criado deste 2005, que possui um moderno layout que é muito procurado pelo publico feminino, lá é possível ver vídeos de adolescentes em evidencia e se conectar a várias redes sociais, pois possui aplicativos, tais como no Facebook, onde você basta permitir e conecta a uma interessante forma de interação com novos seguidores.

Mamasource é uma ótima rede social para mamães ativas, pois possuem conselhos, opiniões, comunidades e diversas informações sobre o universo feminino.

Mahoganybutterfly é uma rede social muito interessante, onde agrada pela diversidade de informações relativas a esse público. Possui informações sobre amor, poder, família, alimento, saúde, diversão, comunidade, vídeos, fotos dos membros postadas recentemente, grupo de interesse em comum, últimas mensagens de áudio, politica de privacidade.

Latina é outro site que entrar no cenário feminino e possui informações sobre celebridades, noivas moderna latina, área para registrar e logar no sistema e muita interatividade.

Misfitmoms Uma rede que une informações sobre gravides e planejamento família, data a gravidez, amamentação, idade bebê, contagem regressiva de aniversário, contagem regressiva férias e muito mais. É uma rede social muito interessante com layout extremamente simples, mas fácil de usar e de registrar-se.

SocialJane Concebido como um lugar para as mulheres a cultivar novas amizades e encontrar parceiros de atividade. SocialJane fornece um meio seguro e privado para mulheres adultas para conectar individualmente com o outro (somente usuários registrados podem pesquisar o banco de dados).

fabulously40 Uma das redes sociais que mais me agradou pelo layout simples e intuitivo. Aqui você encontra informações sobre casa, beleza, carreira, família, saúde, estilo de vida, amor, grupos, membros, vídeos, fotos, perguntas, concursos, mercado, membros e uma infinidade de interações que faz essa rede social ser tão interessante.

Bolsa de Mulher é uma rede social brasileira muito conhecida pelo publico feminino, possui testes, fóruns, blogs, aplicativos e jogos. Na rede tem o perfil, amigos, diário, presentes, recados e muito mais. Uma das redes mais completas que visitei.

Depois de turbinar com vários site e redes sociais que estão “bombando” no Brasil e no mundo vou expressar minha opinião sobre os sentimentos femininos esboçados nas redes sociais por onde me cadastrei e analisei com minucias suas ameaças e oportunidades. Veja que as mulheres tem esse potencial forte nas redes sociais, pois enquanto os homens trabalham mais coisas concretas, exemplo: uma festa, um carro ou vídeo engraçado. As mulheres tratam de relacionamentos, trocam experiências sobre gravidez, desencontros e separações. É inevitável notar que esse público feminino sabe exatamente o que quer das redes sociais e muitas vezes faz isso com mais propriedade do que o público masculino. Nesta minha caminhada entre as diversas redes descobri informações riquíssimas sobre o universo feminino e masculino, pois nas redes sociais, ou pelo menos em sua maioria, não existe um preconceito no cadastro, porém o foco é bem esclarecido.

Em abril de 2010 a base de usuários do Facebook era de aproximadamente 57% de mulheres e obtinha 46 milhões de visitas femininas a mais do que masculinas por mês. Além disso, elas eram mais ativas do que eles dentro da mesma rede social. A COO do Facebook, Sheryl Sandberg declarou que as mulheres têm 8% a mais de amigos e respondem por 62% dos compartilhamentos. Sandberg afirmou ainda que “o mundo social é liderado pelas mulheres”. É importante salientar que na lista nem foi colocado Facebook e Twitter, mas é expressivo seu potencial para este publico.

Pela quantidade de redes sociais para este publico observa-se de inicio os pontos positivos, pois com muitas existentes a escolha fica mais apurada e os seguidores que se inserem possuem focos bem definidos. Outro ponto positivo é a concentração de informações de teor riquíssimo para o publico feminino.
Neste ambiente é possível ter acesso a quase tudo, além de interligar com outras redes, amigos e conhecimentos que muitas vezes não temos muita coragem de conversar abertamente com “amigos reais”. Muito foi compreendido por mim sobre esse universo, o que antes era apenas uma esquisitice feminista, passou para uma forma de aprimoramento dos conhecimentos, amadurecimento do ser e principalmente interações com pessoas com mesmos interesses, opiniões e experiências. Em um mundo que cada dia fica cada vez mais digital, está inserido em uma rede social é fundamental, e mais importante do que está simplesmente inserido e participar ativamente e ser aproveitar de tudo que ela pode oferecer.

Pontos negativos das redes sociais femininas, é claro que isso pode se estender também para os homens, mas vamos fazer igual as redes sócias femininas vamos focar. Observei nestas redes alguns erros que considero perigosos e vou traça-los aqui com o intuito de ajudar e contribuir para o melhor uso desta ambiente de socialização e cultura.

Nunca poste fotos em alta definição, pois elas podem ser utilizadas futuramente em montagens contra você;

Evite deixar informações pessoais disponíveis para todos. Eu sei que muitas mulheres vão comentar que não tem o que esconder, porém essas informações podem servir de arma contra você futuramente para pessoas com má índole;

Aceite amigos que você conhece ou que são conhecidas por seus amigos, muitas pessoas aceita todo mundo e depois elas se veem em uma sai bem curta, evitar é uma boa estratégia neste caso;

• Essa é uma dica que dou para todas as redes, mas nas femininas fica mais em evidência este cuidado. Procurar controlar os impulsos ou raivas antes de postas, ainda mais em momentos de nervosismo, descontrole ou embriagues;

• Muitas das redes falam de filhos e família, porém outras redes sociais falam de relacionamento e coisas mais sérias, então é importante educar as crianças para evitar que passem informações particulares por meio das redes sociais;

• Muitas das redes as mulheres publicam fotos e escrevem textos que muitas vezes foram por impulso, mas que podem prejudicar sua vida social ou empresarial, então evitar expressar sentimentos e ofensas nas redes não é importante, e sim essencial;

• Em diversas revistas que leio vejo a participação das empresas nas redes sociais e perfil dos funcionários, então procure sempre ter cautela em tudo que escreve, pois as palavras podem servir de termômetros para as empresas interessadas em sua qualidade profissional e sua participação neste universo digital.

Como podemos observar não é um ambiente novo, e sim, um ambiente em constante modificação e crescimento. As pessoas que estiverem interessadas em participar deste novo cenário, basta escolher uma rede social, educar-se para manter um mínimo de descrição e respeito e aproveitar de tudo que elas podem proporcionar, e devo acrescentar em pouco tempo que participei das redes sociais femininas pude notar uma grande modificação, sobretudo no que diz respeito aos novos conhecimentos sobre o comportamento humano, família, respeito e relacionamento, além de ganhar uma grande experiência em gestação.

Enviar para um amigo Enviar para um amigo

Comentários

Faça seu comentário

Comentário