| Última atualização em 26/12/2011 às 05:23

QR CODE

1.442 views | Receba por e-mail | Comente
Por Adm. Paulo Carvalho

O que é QR-CODE e como pode ser melhor explorado pelas empresas

É muito importante estar antenado com tudo que surge de novo e significativo no mundo tecnológico, porém fazer o bom uso da tecnologia é essencial para o sucesso da sua empresa. Umas das tecnologias mais interativas que se popularizou este ano foi QR-CODE, principalmente no exterior. Porém aqui no Brasil ainda existe uma pergunta: O que é QR-CODE e para que serve?

O QR-CODE (acrônimo do inglês Quick Response) é basicamente um novo código de barra em 2D. Diferente do antigo código, que trabalha apenas com a dimensão horizontal, o QR-CODE utiliza código com informações tanto no plano horizontal como no vertical.

Segundo a empresa PENSOTI: “QR-CODE (ou código de barra em 2D), é uma matriz ou código de barra bidimensional, criado pela empresa Japonesa Denso-Wave. Substitui o convencional código de barra, além de trazer novos recursos e ferramentas para a sua leitura”.

Criado em 1994 no Japão, foi desenvolvido para a indústria de automóveis japonesa, para ajudar a catalogar as peças dos carros na linha de produção. Em 2003, a linguagem começou a ser utilizada em celulares (as câmeras VGA, mesmo com a baixa qualidade da imagem, são capazes de ler e interpreta-las).

Atualmente as empresas de publicidade vêm explorando esta tecnologia, inclusive com a realidade aumentada, aumentando assim o investimento nesse tipo de campanha para oferecer mais informações e conteúdo exclusivo via web. O que é mais importante nesta ferramenta é não se esquecer de trazer a qualidade e o conhecimento junto com ela, pois é o conjunto que irá trazer dinamismo e resultado.

Sua diferença com os códigos de barras tradicionais é que nestes existe uma séries de faixas escuras e claras, acompanhadas de uma numeração. Já o QR-CODE é constituído por uma série de códigos decodificados em uma imagem quadrada, dispondo de uma alta capacidade para armazenar dados.

Para ter acesso ao conteúdo codificado em um QR-CODE, a pessoa deve primeiro dispor de uma câmera em um telefone celular e um programa feito para ler o código bidimensional. Deve-se tirar uma foto da imagem pelo aplicativo que a converte imediatamente (o aplicativo está disponível para o sistema iOS e Android).

Você pode incorporar esta ferramenta no seu plano de marketing integrado.

1. Envie uma mala direta com um QR CODE que aponte para um formulário de pesquisa online ou detalhes de um evento.
2. Inclua um QR CODE no seu cartão de visitas, levando o usuário para o seu website ou para baixar suas informações de contato, como e-mail e telefone.
3. Adicione um QR CODE ao seu anúncio de revista, outdoor, website ou camisetas.
4. Usando esta inovadora tecnologia, você não apenas impressionará clientes com uma avançada tecnologia, mas também pode integrar uma plataforma crítica à sua estratégia de marketing multi-canal – mobile marketing.

É seguindo essa linha de pensamento que as empresas e empreendedores podem difundir produtos, serviços e acima de tudo gerar uma forma de comunicação totalmente dinâmica e interessante para com o seu público-alvo, tornando eles ainda mais atrelados as suas marcas e criando assim um meio totalmente confiável de informações de extrema importância da sua empresa para as pessoas corretas.

Imagine que seu cliente está num engarrafamento e ao olhar do lado de fora da janela do carro avista um outdoor com a publicidade de sua empresa, mas, além disso, a publicidade possui um QR CODE. Ele está próximo a este anúncio e ao utilizar a câmera do celular em direção ao mesmo é redirecionado automaticamente para o site de sua empresa via celular ou então recebe uma mensagem de desconto especial. Isso é possível com o QR CODE.

Diversas empresas já aderiram ao QR CODE como fonte de maior interação com o seu público, o código de barras 2D é líder no Japão e tem crescido no Brasil utilizado por empresas como a Claro, Jornal A Tarde e diversas revistas e fabricantes nas embalagens de produtos. Não tenha medo de ousar e buscar novas formas de comunicação. Entre na era QR CODE e crie campanha de publicidade utilizando estes recursos.

Não pense que só pode utilizar o QR-CODE no universo digital, pois ele pode ser usado em tecidos, papel alumínio, plástico e diversos outros tipos de material. O importante nestes casos e até no universo digital é seu público-alvo saber decodificar a informação e fazer bom uso dela. Pois a publicidade passa por mudanças constantes e a internet tem transformado cada dia mais a forma como as pessoas tem acesso as suas escolhas de produtos ou serviços. Uma ação diversificada.

O QR-CODE tem-se mostrado um complemento prático, acessível e importante para as empresas que buscam criar publicidade criativa e dinâmica para seu público e é uma ótima forma de interagir de imediato com o mesmo.

Os QR-CODES fazem parte da nova geração de mídias de que vieram para ficar. Revistas e jornais impressos já fazem uso do QR-CODE em busca de interagir e simplificar a comunicação. Além de gerar buzz (termo que significa uma forma de realizar um marketing), os QR-CODES podem ser aplicados em diversos ambientes e materiais podendo ser adotados por diversos segmentos de negócios. O uso da tecnologia é livre e qualquer pessoa pode gerar um código desses. Que tal aproveitar essa oportunidade?

Enviar para um amigo Enviar para um amigo

Comentários

Faça seu comentário

Comentário