| Última atualização em 31/01/2012 às 10:17

Headhunter

1.855 views | Receba por e-mail | Comente
Por Adm. Paulo Carvalho

Com as grandes mudanças mundiais, tais como: a globalização, a recuperação econômica e Copa do Mundo de Futebol, vêm aquecendo o mercado e levando o consumidor às compras. Como consequência de tudo isto, as empresas estão contratando mais, o que aumenta a chance de alguns profissionais serem abordados por headhunter, também conhecidos como “caçadores de talentos”. Assim, surgem as perguntas: “Como se tornar interessante para eles?“ e “O que fazer para ser encontrado por esses profissionais?”.

Para ser atraente aos olhos de um headhunter, o profissional precisa ter uma boa formação acadêmica, fluência em idiomas – em especial o inglês – e experiência de mercado, mas o que é headhunter? headhuntersão “caçadores de cabeças”, na realidade são consultores especializados em prospectar no mercado pessoas altamente capacitadas – normalmente altos executivos – para atenderem a uma determinada demanda de um cliente potencial.

O headhunter é um profissional sempre contratado pelas companhias para prospectar os profissionais no mercado. Na verdade, esse profissional é responsável por identificar esses profissionais, entrevistar e tentar encontrar o grupo ou o candidato ideal para aquele nosso cliente. O trabalho de caçar os talentos é normal para esse tipo de profissional, pois ele mantém sempre muito relacionamento com um mercado específico, seja no mercado de engenharia, o mercado de finanças ou no mercado de Tecnologia da Informação e Comunicação – TIC. Por conta disso, ele conhece muitos profissionais, ele entrevista diariamente profissional daquele mercado específico e em função disso, acaba tendo uma visão muito aprimorada do mercado, com soluções importantes para os seus clientes.

A pergunta que não quer sair da sua mente então é:O que fazer para ser encontrado por esses profissionais? E a resposta é simples. O primeiro passo é aparecer para o mercado, ou seja, através de cadastros, em site de currículos e sites de relacionamento profissional que hoje temos aos milhares, basta apenas escolher o que mais tem significância para o mercado. Você tem uma série de profissionais fazendo parte deste site. O headhunter, geralmente, sempre que procura alguém que está fora da sua rede, ele procura nesses sites, é normal o headhunter fazer isto. Outro passo importante é cadastrar-se nas vagas dos sites das companhias de recrutamento de executivos, veja já se tem alguma posição parecida com o seu perfil, cadastre-se para aquela vaga, faça o cadastro mais completo possível. Mande currículo para os headhunter, se conhecê-lo. Tente fazer contato telefônico, explique o seu perfil, porque quer sair dessa companhia. Essa é a forma que você tem de um headhunter ter acesso a seu nome, as suas características. Tudo isso que a gente chama de networking, mas na maioria das vezes não é praticado com 100% de aproveitamento para ter sucesso garantido.

E sobre o emprego atual o que falar, já que você pode não ser enxergado pela diretoria da empresa. Na verdade, ter um bom desempenho no emprego atual também conta pontos ao ser avaliado por um headhunter. Isso porque, a pessoa que se destaca na empresa em que está trabalhando acaba chamando atenção fora da companhia. Não importa o que o profissional faça, ele deve sempre entregar o melhor, acima do esperado, mesmo que a diretoria da empresa não o reconheça, certamente os colegas estão vendo e se tornarão boas referencias para ele. Por outro lado, a pessoa deve tomar o cuidado para, ao ser reconhecido não se esquecer de dividir o mérito com a equipe e para não aparecer de forma exacerbada. Lembre-se que as coisas acontecem naturalmente e tudo tem limites, ficar com a imagem de que faz tudo para aparecer não é algo visto com bons olhos pelos headhunter.

A visibilidade de um profissional é algo de extrema relevância para que os headhunteros encontre, para isso um networking com pessoas que realmente agregam valor á carreira e prestar bem atenção nas redes sociais online tem um impacto muito importante para quem quer se destacar de forma correta e profissional.

Por fim, vale lembrar que os headhunters naturalmente buscam profissionais que possam ocupar cargos de nível gerencial em diante. Porém, isso não quer dizer que esses profissionais que estejam em outras funções não possam ser abordados, então manter a excelência em tudo que faz é a regra para tudo.

Enviar para um amigo Enviar para um amigo

Comentários

Faça seu comentário

Comentário