| Última atualização em 17/10/2013 às 05:15

Como liderar em momentos competitivos

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Por Adm. Paulo Carvalho

As empresas atualmente tem uma carência muito grande de líderes autênticos, pessoas que podem servir de exemplo para um time e com isso gerar resultados para todos os que fazem parte da empresa, boa parte dos problemas está atrelado ao fato da desconfiança ou até mesmo o descredito sobre seus lideres, que na maioria das vezes, são realmente verídicos e correspondem a situação que eles se posicionam junto com seus liderados.

Com o tempo percebemos quando estamos apenas atuando como líderes e quando realmente estamos sendo líderes autênticos e realmente representamos um time junto aos desafios empresariais. Ser um líder é criar um ambiente onde às pessoas não apenas confiem em sua capacidade de fazer o trabalho, mas também em seus motivos para fazê-lo. Com isso, o que podemos sentir é que para ser um líder verdadeiro, temos que seguir alguns pontos, que não necessariamente precisam ser em uma ordem, mas precisam ser trabalhados para uma perfeita qualificação da figura do líder para seus liderados e principalmente para você que está em uma função de liderança.

Um primeiro ponto se refere ao líder conhecer a si mesmo. A melhor maneira de iniciar um trabalho de liderança é o líder saber que ele precisa entender a si mesmo e seus motivos.  É interessante compreender que sua história de vida, sua educação, sua cultura fortalece o contexto para as suas experiências como líder. O que faz o líder ser uma referência é como ele se posiciona com um problema procurando sempre soluciona-lo buscando sempre uma melhor solução para que a empresa possa sair com um resultado positivo sem desgastar seus liderados e sem prejudicar em nenhum momento a imagem da empresa perante o mercado, mostrando no final de todo um processo um exemplo de vida que pode ser seguido entre os demais colaboradores da empresa.

Um líder tem que conduzir com integridade suas funções e conduta. A confiança é uma grande parte da liderança. As pessoas não só precisam saber que você é competente no que faz, como também precisam entender seus motivos. Conduzir uma liderança com valores é importantíssimo para a condução de uma gestão, pois os resultados partem de uma base moral e ética, que são muito valorizados por seus liderados. É importante também compreender que as pessoas têm que saber que é honesto, justo, ético. Se o líder quer ter essa influencia, conduzir pessoas para ação e obtiver cooperação de seus liderados, terá que buscar primeiro à confiança das pessoas que está liderando.

Um líder tem visão. É complicado falar isso, pois esperamos que todos da sua equipe tenham visão, mas o que estou me referindo é uma pessoa que entende onde o time está indo e porque tal destino foi escolhido para ser seguido. Um líder pode moldar todos à sua visão de sucesso e realização, procurando ser claro e comutativo de forma a mostrar uma direção aonde quer chegar com seu time. Quanto mais seus liderados confiam na visão de seu líder, gera-se mais confiança para que eles possam se comportar de forma consistente, com base em valores claros, para alcançar os objetivos, e principalmente, se envolver aos interesses da organização, trabalhando em um esforço coletivo.

O líder tem que possuir uma estratégia clara. É ótimo ter uma visão, mas se esta visão não se transforma em estratégia de trabalho, não terão nenhum impacto importante e significativo para a gestão de um líder em um ambiente organizacional. É preciso conhecer o seu negócio, sua concorrência, seus clientes e o que está acontecendo em seu setor, para fazer com que a estratégia tenha um resultado positivo. O líder não espera que a sua área ofereça as estratégias para que ele possa conduzir a empresa ao sucesso ele as faz. Uma ótima forma de ganhar forçar junto com seus liderados é construir juntos, uma estratégia, de forma colaborativa e continua. Faça a sua lição como gestor para entender os processos de negócio e ser capaz de identificar as tecnologias que permitam mudanças estratégias na organização.

Seja um líder ouvinte. É muito comum o líder achar que é o dono da razão e não ouvir seus liderados. É importante entender que ouvir é uma habilidade que muitos líderes não têm. Um verdadeiro líder precisa ser capaz de ouvir e incorporar feedback, bons e ruins. Muitas vezes as ideias vêm de lugares inesperados e se seus funcionários sentem que podem se aproximar de você com uma ideia e não serem desprezados, ridicularizados ou demitidos por você, essa realidade pode se surpreender com o que vai ouvir.  Mesmo o líder tendo a absoluta certeza do que está fazendo e tenha razões suficientes para ignorar opiniões, não utilize isso contra você. Nunca diga aos seus liderados “sua ideia não irá funcionar!”, “Você não tem conhecimento para isso!” ou “Você está errado!”. Lembrar que quando você ignora uma sugestão de alguém, sem justificativos e argumentos validos, automaticamente essa pessoa se tornará também resistente a qualquer sugestão vinda de você e principalmente ficará desmotivada para gerir novas ideias. Uma boa estratégia para ter esse ponto ao seu favor é conversar, discutir com seus colaboradores, fazer com que seus liderados cheguem ás próprias conclusões.

Seja um líder transparente. Não estou se referindo que irá revelar todas as coisas sigilosas da empresa para que todos da empresa entendam suas decisões, apenas que seja transparente na sua visão, seus valores, seus objetivos e seus planos, desta forma as pessoas irão entender sua intenção e poderão lhe ajudar nas soluções dos desafios organizacionais.

Seja um líder consistente. Errar é humano, então se cometeu um erro, admita-o rapidamente e expresse o que você aprendeu com ele. Isso mostra que você é um ser humano como todos os demais e sensível a erros e acertos. Consistência ajuda os membros da equipe a entender melhor o que esperar em qualquer situação. Se os membros de sua equipe conhecem os objetivos e o que é preciso para chegar lá, eles vão fazer as melhoras escolhas por conta própria. Um líder consistente se baseia em valores, dá aos membros da equipe uma melhor compreensão sobre o que pode esperar quando tomar uma decisão. Quando um colaborador não recebe direcionamentos claros tem mais chances de utilizar a ambiguidade de orientação a seu favor.

Um líder está sempre em crescimento e sabe mensurar bem o seu progresso. O crescimento profissional é algo que deve sempre ser incorporado no seu cotidiano, pois o mundo muda de forma muito mágica, então está sempre capacitado é algo que um líder sempre deve buscar. O seu progresso não pode ser limitado por medidas vagas, busque sempre indicadores fortes e de relevância buscando montar um forte e valioso processo de crescimento organizacional.

Um líder deve saber utilizar sua experiência para mostrar seu potencial. Um líder utiliza a sua experiência conquistada em anos de trabalho para mostrar um trabalho que reflita confiança entre os demais liderados. Constantemente testando-se através de experiências do mundo real e reformulando suas histórias de vida para entender o propósito de sua liderança. Se você tem riqueza de conhecimento e experiência dentro de você que pode aplicar para liderar, aplique-as, pois será um divisor de águas para gerar confiança perante seus liderados. Aprenda a tirar proveito dessa experiência e transformá-las em histórias que possa compartilhar com seus colegas e liderados.

Valorizar o sucesso dos liderados é algo essencial para um líder. Se no seu ambiente de trabalho você possui pessoas que tem perfis de liderança ou ideias inovadoras, valorizar é uma excelente estratégia para ter esse colaborador sempre motivado e ao seu lado para desenvolver um trabalho de alta qualidade. Destaque o valor das equipes que trabalham em conjunto. Na maioria dos casos, os chefes adotam a postura de acreditar que os colaboradores farão um bom trabalho – independentemente de questões como reconhecimento, benefícios, clima organizacional, entre outros -, pois possuem os interesses da empresa guardados no coração. Mais isso representa um equivoco e uma falta de sensibilidade muito grande para aquele que quer não apenas um liderar, mas que quer ser reconhecidos como líder por todos a sua volta. Existem em seu ambiente de trabalho outros profissionais que possuem o perfil de líder, não restrinja apenas as suas atividades, à medida que você observar que pode delegue para ele atividades que mostre sua liderança, pois poderá nascer um novo líder amigo que irá ajuda-lo a desenvolver um trabalho melhor na empresa que está trabalhando. Não se preocupe com seu espaço na organização que está, pois sua capacidade não restringe a um local, a um cargo ou uma liderança. O líder sabe que seu conhecimento e sua capacidade terá sempre espaço em outras instituições, basta está sempre se reciclando.

O líder sabe trilhar o melhor caminho. O líder desenvolve um trabalho que mostra sua capacidade autêntica de liderar, desta forma, as pessoas ficam mais atraídas e tem mais segurança. Ser um líder é um caminho difícil, pois merece ser um profissional com coragem de fazer as coisas certas para os clientes, funcionários e sócios. Elas só darão o melhor se acreditarem que estão envolvidas em uma missão maior. Os melhores líderes  fornecem uma visão atraente para as pessoas e envolvem todos no desafio de transformar a corporação na melhor do mercado. Isso só se consegue mostrando como a contribuição de cada um é significativa e tem valor.

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