| Última atualização em 09/04/2018 às 12:51

Filmes de Coaching – Conheça 30 filmes relacionados ao tema

85 views | Receba por e-mail | Comente
Por Adm. Paulo Carvalho

Lista de Filmes sobre Coaching e Liderança

85 views | Receba por e-mail | Comente
Por Adm. Paulo Carvalho

Alguns filmes são capazes de mudar as nossas atitudes, comportamentos e até mesmo a nossa visão de mundo. Fiz uma busca e encontrei alguns filmes sobre  coaching e liderança para inspirar e entreter.

Independentemente do gênero, os filmes têm o poder de transmitir mensagens como se fossem verdadeiras lições de vida, afetando diretamente em nosso real cenário, fazendo com que tenhamos momentos de reflexão. Perceba como, de cada um, podemos tirar lições importantes para seguir sempre motivados e confiantes em relação à vida.

1º Filmes de Coaching: Gabby Douglas – A Incrível Viagem ao Ouro Olímpico

Este filme narra a extraordinária jornada da ginasta norte-americana, Gabby Douglas, mostrando todos os esforços de sua família para ajudá-la a realizar seu grande sonho de ser uma campeã olímpica. O filme é indicado a todos, uma verdadeira lição de vida e aprendizado. É realmente um dos melhores filmes de coaching que conquistam e prendem a atenção do espectador do início ao fim.

2º Filmes de Coaching: À Procura da Felicidade

Este aclamado filme, protagonizado por Will Smith, traz a história verídica do americano Chris Gardner e sua luta para superar graves problemas financeiros e, sozinho, cuidar de seu filho pequeno. Força de vontade, determinação e superação são apenas alguns dos quesitos principais que o filme aborda.

3º Filmes de Coaching: Mãos Talentosas

Inspirador, o filme conta a história de Benjamin Carson que, motivado pelos esforços de sua incansável mãe — uma empregada doméstica —, supera todas as dificuldades e se torna um dos maiores neurocirurgiões infantis do mundo. Esse filme fala sobre fé, esperança e determinação. Sem dúvidas, um dos melhores filmes de coaching do cinema.

4º Filmes de Coaching: Gravidade

Esta ficção narra a história da doutora Ryan Stone em sua primeira viagem espacial, quando fica sozinha à deriva no espaço. Entregar-se ou tentar sobreviver? Com muita inteligência emocional, a personagem vivida por Sandra Bullock traz lições importantes sobre autoconhecimento e superação. Vale muito a pena assistir.

5º Filmes de Coaching: Karatê Kid

Este clássico do cinema traz a emocionante história de amizade entre um mestre do caratê, Senhor Miyagi, e seu aluno Daniel Larusso. Os ensinamentos do professor vão muito além do tatame e é justamente por isso que o filme é um dos mais inspiradores na história do cinema.

6º Filmes de Coaching: Histórias Cruzadas

Em plenos anos 60, quando a segregação racial nos Estados Unidos estava no auge, um grupo de mulheres negras se une a uma jornalista branca e decide lutar, ativamente, contra o racismo e exigir seus direitos. Força, resistência e esperança são assuntos abordados de forma tocante no filme.

7º Filmes de Coaching: O Homem que Mudou o Jogo

Este filme conta a história de um homem que teve visão de futuro e ousou ser pioneiro no beisebol ao mesclar estratégia e estatísticas com os jogadores certos, provando que é possível conquistar resultados extraordinários ao fazer diferente, é uma excelente opção de filme de coaching.

8º Filmes de Coaching: O Vencedor

Mostra a trajetória de um boxeador para conquistar sucesso no esporte, ao mesmo tempo em que tenta lidar e superar problemas familiares sérios com sua mãe e irmão. Ao buscar seu próprio caminho e livrar-se das influências negativas, o lutador surpreende a todos. Assista ao filme e descubra toda a trajetória do protagonista.

9º Filmes de Coaching: Gênio Indomável

Veja como um mestre/analista/coach/amigo pode mudar a vida de uma pessoa por meio do apoio na busca por descobrir suas capacidades e habilidades. Esse é um filme tocante e indicado a todos.

10º Filmes de Coaching: Hotel Ruanda

Este filme mostra a história dramática e corajosa de Paul Rusesabagina, gerente de um famoso hotel em Ruanda, na África. Em meio aos conflitos étnicos, Paul abriga e salva da morte pelos menos 1200 pessoas. Simplesmente emocionante.

11º Filmes de Coaching: Coach Carter – Treino para a Vida

Coach Carter (Samuel L. Jackson) vai trabalhar como técnico do time basquete do colégio de sua adolescência. Mas o clima que encontra é de falta de respeito, além de performance sofrível. Seu regime de novas regras melhora o desempenho dos jogadores no esporte e também na vida. “Ele começa a treinar um time que não tem bom desempenho e ele questiona qual é o melhor desse time. Mistura isso ao reforço do talento de cada um dos integrantes do time, que é o que um coach faz”, diz Fátima. Coach Carter – Treino Para a Vida

12º Filmes de Coaching: Karaté Kid

Daniel (Ralph Macchio) é jovem lutador que deseja aprender karatê e convence o Senhor Miyagi, (Pat Morita) a lhe dar aulas.

“Todas as vezes que o Daniel toma uma atitude, o Senhor Miyagi pergunta para ele com que base ele tomou aquela atitude, se foi à luz da razão ou da emoção”, diz Fátima. A especialista lembra que o método do Senhor Miyagi é justamente estimular que Daniel busque respostas. “O senhor Myagi estimula o jovem a pensar qual o talento que ele tem que pode ajudá-lo a dar a resposta para o problema”, diz Fátima.

13º Filmes de Coaching: Colecionador de Ossos

Amelia Donaghy (Angelina Jolie) é uma policial novata que conta com a ajuda de Lincoln Rhyme (Denzel Washington), ex- perito criminalista que ficou tetraplégico, para investigar os crimes de um serial killer. “O ex-perito pede para que a policial busque as respostas no talento que ela tem para solucionar o caso”, diz Fátima. Agindo mesmo como um coach, o personagem vivido por Denzel Washington estimula que a policial faça uma reflexão. “O que o teu instinto diz, ele pergunta para ela”, lembra a especialista. “Ele poderia simplesmente dizer faça tal coisa, mas ele opta por fazer com que ela mesma busque a melhor forma de agir no caso”, diz Fátima.

13º Filmes de Coaching: Poder além da  vida

O ginasta Dan Millman (Scott Mechlowicz) tem talento e sonhos olímpicos. Sua vida de troféus, festa, motos e mulheres muda completamente quando conhece Sócrates (Nick Nolte). Após sofrer uma lesão, é Sócrates quem o ajuda a descobrir que no fundo ele tem muito a aprender. “O rapaz tem atitudes muito imaturas, conclui as coisas rápido demais, não se dá conta de algumas atitudes e esse coach que o acompanha aparece sempre questionando. Você está usando seu melhor, é uma das perguntas que ele faz”, diz Fátima. Poder Além da Vida

14º Filmes de Coaching: Invictus

No filme, Morgan Freeman interpreta Nelson Mandela, recém eleito presidente da África do Sul. Mandela usa o rúgbi para unir os sul-africanos já que a Copa do Mundo de Rúgbi seria realizada pela primeira vez no país. Para isso se reúne com François Pienaar ( Matt Damon) que é o capitão da equipe da África do Sul e o incentiva para que seleção seja campeã. “Tem uma parte interessante quando o jovem capitão vai à entrevista com Mandela e começa a fazer perguntas e Mandela responde com outras perguntas como, por exemplo, o que ele buscava fazer antes de cada um dos jogos”, diz Fátima. Mandela faz com que o o jovem repense o formato de liderança que ele adotava no time”, diz Fátima.

15º Filmes de Coaching: Em boa Companhia

O jovem publicitário Carter Duryea (Topher Grace) assume a chefia de vendas da revista Sports America, posto que era ocupado por Dan Foreman (Dennis Quaid). “O jovem entra afoito na empresa acha que vai conquistar espaço que não havia sido conquistado antes e o personagem do Dennis Quaid começa a fazer perguntas para ele se ele acha que aquela é a melhor estratégia”, diz Fátima. Ao invés de adotar uma postura de mentor, o profissional mais experiente estimula o mais jovem a pensar nas decisões que está tomando, destaca a especialista.

16º Filmes de Coaching: Amor sem escalas

A função de Ryan Bingham (George Clooney) é demitir pessoas e ele viaja para os quatro cantos país fazendo isso. Tudo vai bem até que seu chefe contrata Natalie Keener (Anna Kendrick),que desenvolveu um método de videoconferência para desligar funcionários. “O personagem do George Clooney faz com que a jovem profissional vivencie o novo método que ela está propondo para que tire conclusões e pense em um processo que seja mais justo com as pessoas”, diz Fátima.

17º Filmes de Coaching: A firma

Mitch McDeere (Tom Cruise) é um jovem advogado vai trabalhar com um alto salário e diversas vantagens em uma firma em Memphis.

“A pessoa que vai negociar para que o jovem advogado possa alcançar um novo patamar faz com que ele pense nos valores deles”, diz Fátima. De acordo com a especialista, este é o cerne do processo de coaching: fazer com que o profissional pense na ação que adota de uma forma mais estruturada. Ele faz um jogo de perguntas para que o jovem repense a posição dele. “ O que realmente importa, qual a essência da decisão que você está prestes a tomar, são algumas das perguntas formuladas”, diz Fátima.

18º Filmes de Coaching: Gandhi

O filme conta a trajetória do indiano Mohandas Karamchand Gandhi (Ben Kingsley) que, com manifestações enérgicas, mas não-violentas, atraiu para si a atenção do mundo ao se colocar como líder espiritual de hindus e muçulmanos. “É o mesmo caso do Invictus, as pessoas que passavam por Gandhi faziam perguntas a ele que, ao invés de responder fazia outras perguntas”, diz Fátima. As pessoas, ao pensarem sobre as perguntas feitas por Gandhi, passavam a entender o que estava por trás das decisões do líder.

19º Filmes de Coaching: Como treinar seu dragão

A história gira em torno de um garoto chamado Soluço (Jay Baruchel), que vive na ilha de Berk, onde os combates entre vikings e dragões são corriqueiros. Quando o garoto encontra a melhor raça de dragões começa a tentar inverter essa lógica e mostrar que não é preciso matar os animais e sim treiná-los. “ O garoto faz com o que o dragão entenda o que é preciso fazer. Quando se entendemos o porquê temos o poder de decidir se vamos ou não fazer”, diz Fátima.

20º Filmes de Coaching: Menina de Ouro

Frankie Dunn (Clint Eastwood) é um ex- treinador de boxe que passou a vida nos ringues, mas agora tem dificuldade de se aproximar dos outros por conta do afastamento da filha. Depois que a jovem lutadora Maggie Fitzgerald (Hilary Swank) insiste e mostra determinação ele aceita enfim começar a treiná-la. “Neste filme o técnico faz o tempo inteiro perguntas para a jovem para que ela reflita sobre as coisas”, diz Fátima. A jovem aprende a técnica, mas não consegue levar as lutas adiante. “Não basta reproduzir a técnica sem entender qual o sentido daquilo para a sua vida”, diz Fátima. Sabendo o sentido, você passa a se entender para aplicar melhor o seu potencial, segundo a especialista.

21º Filmes de Coaching: Adorável professor

Em 1964, um músico (Richard Dreyfuss) decide começar a lecionar, para ter mais dinheiro e assim se dedicar a compôr uma sinfonia. Inicialmente ele sente grande dificuldade em fazer com que seus alunos se interessem pela música. “O professor faz perguntas, provoca os alunos perguntando por que ocupam aquele espaço, qual o papel de cada um dentro do grupo”, diz Fátima. A atuação do professor faz com que os estudantes se coloquem uns no lugar dos outros, lembra a especialista.

22º Filmes de Coaching: Ao mestre com carinho

Filme clássico que mostra a trajetória de um jovem professor combatendo problemas de indisciplina de adolescentes, em uma  escola no subúrbio dos EUA. O filme é um grande exemplo de liderança e coragem de um líder. Nele podemos extrair muitas  qualidades  que um profissional  COACH precisa ter.

23º Filmes de Coaching: O Discurso do Rei

Grande campeão do Oscar do ano de 2011, o filme conta a história do príncipe Albert, duque de York que enfrenta diversas dificuldades para falar em público. Este é um sério problema para um integrante da realeza britânica, o qual frequentemente precisa fazer discursos, principalmente, na época que se caminhava para uma nova guerra. Com essa situação, o príncipe é forçado a procurar um terapeuta não muito convencional chamado Lionel Logue.

24º Filmes de Coaching: Jerry Maguire – A grande Virada

Filme que discute várias temáticas relacionadas a amizade, capacidade de mudanças e solidariedade. Jerry Maguireconta a história de um agente de famosos que vai do ápice ao fracasso depois de alguns acontecimentos em sua vida. Jerry consegue manter apenas um problemático cliente, que acaba por mudar o rumo de sua vida.

25º Filmes de Coaching: Intocáveis

Esse filme francês de 2011 conta a história de Philippe e Abdel, que pertencem a universos totalmente distintos, mas que ao se encontrarem, foram capazes de alterar significativamente a vida um do outro.

Se mostra a relação de amizade entre duas pessoas com seus medos e conflitos, a dependência que temos com outros, além de nos mostrar que eventos bons e ruins fazem parte da jornada de qualquer um.

26º Filmes de Coaching: À prova de Fogo

Lançado em 2008, o filme conta a história do bombeiro Caleb Holt. Apesar de ser um verdadeiro herói da cidade, onde é capitão do corpo de bombeiros, Caleb passa por uma grave crise no casamento.

Na última tentativa de salvar o matrimônio, ele pede conselhos ao pai, que propõe o “Desafio de 40 dias”, servindo como um coach pessoal do filho.

Um filme que irá mudar seu modo de ver a vida!

27º Filmes de Coaching: Gênio Indomável

Um clássico de 1997 que conta com Robin Williams e Matt Damon nos papéis principais. O filme trata da história de Will Hunting, um faxineiro de uma universidade, muito inteligente, mas ao mesmo tempo arrogante e individualista.

O que mais chama a atenção são os diálogos durante o filme, que nos faz refletir sobre a vida e como temos dois papéis fundamentais em nossa jornada: bons ouvintes e incentivadores.

28º Filmes de Coaching: Hitch: O conselheiro Amoroso

Nesse longa, Hitch é um conselheiro amoroso que criou o seu roteiro baseado em suas próprias experiências pessoais, deixando de lado a vivência de cada mulher.

A história muda quando ele recebe um novo cliente, Albert, que não segue suas regras, além do próprio Hitch se apaixonar perdidamente por uma bela mulher, Sara.

29º Filmes de Coaching: Divertida Mente

A única animação da lista, não está aqui por acaso. Lançado em 2015, o filme se passa dentro da mente de uma garota, tendo como protagonistas cinco emoções que conduzem sua vida: Nojinho, Medo, Raiva, Tristeza e Alegria.

A animação trata de diversos aspectos da psicologia, como o porquê de se esquecer fatos passados, definição da personalidade, subconsciente e até depressão.

Um filme imperdível para todos, especialmente para os adultos!

30º Filmes de Coaching: Tonny Robinns: Eu Não Sou  Seu Guru

O único documentário da lista foi lançado em 2016 e mostra o que se passa no seminário de uma semana, realizado por um dos maiores coaches da atualidade, Tonny Robins.

A equipe acompanhou a transformação proposta por Tonny, em que ele incentiva os participantes a fazerem uma verdadeira análise de suas identidades, emoções mais profundas, relações mais íntimas e o que move a vida de cada um!

Realmente imperdível!

Enviar para um amigo Enviar para um amigo

Comentários

Faça seu comentário

Comentário